29 agosto 2012

Especial: Sukitte Ii Na Yo

0

             Esse, com certeza, é o nome da vez! É o mangá mais comentado aqui no Shoujo Scans. Por isso resolvemos fazer um especial sobre Suki-tte para os nossos queridos leitores J
 O mangá é um shoujo (romance) que começou a ser publicado em 2008 no Japão, pela editora Shueisha, mas atualmente é publicado pela editora Kodansha, na revista Dessert. A história está em andamento e já conta com 9 volumes, tendo 19 capítulos disponíveis aqui no Shoujo Scans.



Love Capsule (2007)
Voices of Love (2006)

A mangaka (autora e artista) é Hazuki Kanae, dona de um belo e característico estilo de desenho, é fácil reconhecer seus trabalhos. Como características de seu estilo, podemos citar o biotipo físico dos personagens, extremamente esguio, com membros longos e finos. Isso não quer dizer que a anatomia do corpo deixe de ser bem desenhada, todas as partes são bem detalhadas, principalmente mãos e rostos.

Love Stalking (2008)
Suki Wo Choudai (2005)
É impressionante como Mei, mesmo com seu humor deprimido, tem uma expressão facial séria diferente para cada emoção (raiva, tristeza, desconfiança, surpresa, etc).
Hazuki é uma autora de mangás voltados para um público feminino mais adulto, entre 18 e 30 anos, com histórias mais maduras e realistas (Josei). Apesar de Sukitte ser voltado para um público mais jovem, sendo clafissicado como uma comêdia româtica, a história é mais madura, contendo cenas de sexo e nudismo.



 História

Tudo começa quando Mei Tachibana, uma garota de 16 anos, devido à um mau-entendido, dá um Mawashigeri (chute circular do Karatê) em Yamato Kurosawa, o garoto mais popular da escola. E assim começa o relacionamento desses dois, que é o fio condutor da história.
O que faz dessa uma história diferente das demais (onde uma menina conhece um menino, eles se apaixonam e tem de enfrentar uma série de dificuldades para ficarem juntos), é o fato de todos os personagens sofrerem, ou terem sofrido, algum tipo de bullying. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, sendo entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e/ou maltrato.

Em Suki-tte, por exemplo, tem uma personagem que sofreu bullying por ser pobre e se torna obsessiva em conseguir fama e dinheiro. Outra personagem sofre de bulimia (transtorno alimentar) por ter sofrido bullying quando era gordinha. Apesar de ser um tema pesado e angustiante, a autora consegue tratá-lo de forma delicada, sem deixar de mostrar o efeito dos traumas na vida dos personagens.
Ao falar sobre a história, no final do volume 1 (capítulo 4), Hazuki escreveu: “Nesse mangá, eu queria desenhar sobre o amor de uma menina que tem algumas peculiaridades. Uma menina que sempre esteve sozinha apredende sobre o carinho nas outras pessoas e passa a interagir com elas... Enquanto ela está confusa por diferentes sentimentos que ela nunca vivenciou antes, ela começa a conviver com outras pessoas de seu próprio jeito desengonçado. (...) Me faria muito feliz, se as pessoas que estão passando por uma situação parecida, sentissem algo quando lessem esse mangá.” 


Personagens
Apesar de ter clichês como a personagem principal tímida e com um complexo de “patinho feio”; o par romântico dela ser o menino mais popular da escola; ter um amigo idiota que é o desvio cômico da história; e ter aquele famoso grupinho de meninas invejosas que fazem da vida da personagem principal um inferno, todos os personagens são muito bem construídos.

Não existem vilões na história. Como na vida real, ninguém é completamente mau ou bom, todos as pessoa querem ser felizes, mas as vezes, cometem erros tentando alcançar seus objetivos. O leitor pode achar no ínicio que um personagem X é mau, egoísta, ou interesseiro, mas a autora faz questão de mostrar o outro lado da moeda para cada um deles. Todos os personagens tem qualidades e defeitos.

O fato da autora trabalhar cada personagem, contando sua história pregressa, suas angústias e seus sonhos, dá oportunidade para que o leitor conheça cada um deles e se afeiçoe. Isso faz com que cada vez que uma decisão difícil tenha de ser tomada, o leitor vivencie os sentimentos do personagem. Por exemplo, é óbvio que outro garoto irá aparecer na história para tentar roubar o coração da Mei (roteiro clichê de todo mangá), mas o personagem é tão bem trabalhado, que o leitor fica na dúvida (como a Mei) de com quem ela deve ficar.




Mei
Mei Tachibana
Dubladora: Ai Kayano
Garota de 16 anos, estudante do 1º ano, do 2º grau (no Japão existe um ano a mais no 1º grau). Mora com a mãe, não tem irmãos e seu pai morreu de câncer. Tem uma personalidade introvertida e um humor deprimido, isolando-se na escola. Esse comportamento se deve ao fato de quando mais nova (no primário) ter sofrido bullying. Ela acha que todas as pessoas são falsas e só agem em interesse próprio, sendo um desperdício de tempo fazer amigos. Na verdade, ela tem uma personalidade muito franca, honesta e observadora. Tem um emprego de meio período em uma padaria, como balconista.


Yamato



Yamato Kurosawa
 Dublador: Takashiro Sakurai
Estudante de 16 anos, está no 1º ano do 2º grau. Um dos garotos mais populares da escola por ser bonito, educado e simpático. Mora com os pais (que estão sempre trabalhando e negligenciando os filhos) e uma irmã mais nova, Nagi. É muito carismático, tendo uma personalidade alegre e divertida. “Fica” com uma série de garotas não por gostar delas, mas porque elas insistem e se jogam encima dele. Asami (colega de escola) o descreve como alguém que pensa mais nos outros do que em sí mesmo, protegendo o que deve ser protegido.
Nakanishi





        Kenji Nakanishi
Dublador: Nobunaga Shimazaki
Estudante de 16 anos, está no 1º ano do 2º grau. É colega de sala de Mei e melhor amigo de Yamato. Tem uma personalidade extrovertida e é apaixonado por Asami. Faz parte do grupo de pessoas que maltratam Mei.


Asami




Asami Oikawa
Dubladora: Risa Taneda
Garota de 16 anos, está no 1º ano do 2º grau. Colega de sala de Mei, também sofre bullying na escola por ter seios muito grandes (frequentemente é chamada de “garota melão”). É amiga e apaixonada por Yamato porque ele a defendeu de chacotas durante o 1º grau. Tem uma personalidade doce e inocente.







Aiko Muto
Dubladora: Yumi Uchiyama
Garota de 16 anos, estuda na mesma escola que Mei. Tem uma personalidade forte e explosiva, mas é uma amiga sincera. Não gosta de Mei porque é apaixonada por Yamato e acha que ela não o merece. Quando mais nova (1º grau) era gordinha e desprezada por todos os meninos, exceto Yamato. Para tentar namorar Yamato, ela emagreceu 30kg e ficou com muitas estrias na barriga, mas ele nunca correspondeu seus sentimentos. Tem relacionamento amoroso com diversos meninos, mas mais frequentemente com Masashi.

Masashi


Masashi
Garoto de 17 anos, estuda na mesma escola de Mei e provavelmente está no 2º ano do 2º grau. Amante da Aiko, é apaixonado por ela desde quando ela era gordinha e faz tudo para ser seu namorado, mas ela “só lhe dá patada”.



Nagi

 Nagi Kurosawa
Irmã mais nova de Yamato, tem aproximadamente 8 anos. Há 1 ano parou de frequentar a escola porque sofria bullying, passando a estudar em casa. Tem um complexo pelo irmão (acha que ele é o garoto perfeito) e por isso era ridicularizada pelos amigos. Tem muito ciúme de Yamato e por isso não gosta da Mei. Adora costurar (fazer bichinhos de pelúcia) e cozinhar (doces são sua especialidade).


Kakeru


Kakeru Hayakawa
Estudante do 1º ano do 2º grau. Não gosta de estudar e está sempre matando aula. Amigo de Yamato, também é muito popular na escola por ser bonito, mas não é tão carismático quanto o amigo, o que lhe mata de inveja. Trata as mulheres como objetos sexuais, menos sua amiga de infância, Chiraru.

Chiraru



Chiraru
Garota de 16 anos, estuda na mesma escola que Mei e também trabalha como balconista na mesma padaria. Tem uma prsonalidade doce e tímida. É amiga de infância de Kakeru e apaixonada por ele.


Kai


Kai Takemura
Dublador: Tomoaki Maeno
Garoto de 17 anos, entra no 1º ano da escola de Mei quando todos já estão no 2º  ano. É atrasado na escola porque abandonou os estudos durante 1 ano para se tornar uma “pessoa mais forte”, após sofrer bullying durante todo o 1º grau. Era amigo de Yamato e estudavam na mesma sala. Tem cara de “badboy” mas é um doce de pessoa. É cliente na padaria onde Mei trabalha e fissurado pela marca Land (parque temático, tipo Disney).


Megumi





Megumi Kitagawa
Dubladora: Minako Kotobuki
Garota de 16 anos, modelo amadora, muito popular. Se transfere para a mesma escola que Yamato por ser apixonada por ele, o considera um “príncipe encantado”.  É atenciosa e carinhosa com todos, mas na verdade age apenas por aparência. Quer destruir o relacionamento de Mei e Yamato de qualquer maneira.






Resumindo...
Suki-tte Ii Na Yo é um mangá que alia um bom desenho com uma boa história. O estilo de desenho da autora é muito bem feito, sendo detalhista na anatomia, movimento e roupa dos personagens. O roteiro é interessante e envolvente, tendo personagens muito bem construídos. Muito indicado e por isso mesmo trafuzido pelo Shoujo Scans!
Boa leitura!




Fontes:
Anime News Network -  http://www.animenewsnetwork.com/news

     

0 comentários:

Postar um comentário